A reabilitação vascular pode aliviar os sintomas da doença venosa ou linfática, reduzir o risco de complicações e melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

A fisioterapia vascular é indicada para a prevenção e reabilitação das alterações venosas e linfáticas. As mais comuns tratadas na fisioterapia são: doenças venosas ou doença venosa crônica (DVC), edema duro ou mole, linfedema de membro superior e de membro inferior, lipedema, úlcera venosa ou úlcera varicosa.

Através da avaliação fisioterapêutica é possível tratar essas alterações com a terapia descongestica complexa (TDC) ou terapia física complexa (TFC).

A TDC consiste em drenagem linfática manual (DLM), terapias compressivas (prescrição de enfaixamento com ataduras, meias ou vestimentas), indicação de exercícios miolinfocinéticos e cuidados com a pele (higienização e hidratação).

O fisioterapeuta, também, pode atuar dentro do centro cirúrgico, intra operatório, e no pós-operatório imediato de procedimentos cirúrgicos vasculares com o uso de recursos fisioterapêuticos que vão otimizar a recuperação do paciente como a fotobiomodulação (uso de Laser e LED), taping compressivo ou linfático, a drenagem linfática manual (DLM), a terapia manual e a prescrição de exercícios específicos.

O atendimento intraoperatório e pós-operatório contribuem no controle do trauma, diminuindo o edema, equimoses, ajuda no controle do processo inflamatório e no quadro de dor. Portanto, a intervenção fisioterapêutica oferece uma recuperação mais rápida, mais indolor e confortável , permitindo uma melhor experiência cirúrgica ao paciente.

Ficou interessado em algum serviço? Entre em contato

Como posso
atender você?

Consultório

Botafogo: (21) 99763-3974
Rua Voluntários da Pátria, 190 / Sala 607

Atendimento Domiciliar

Ligue e faça seu agendamento

Sujeito a disponibilidade de horário para atendimento.