É uma área da fisioterapia especializada na avaliação, prevenção e tratamento dos Músculos do Assoalho Pélvico (MAP).

O fisioterapeuta realiza o diagnóstico fisioterapêutico e traça e executa o tratamento promovendo a funcionalidade do paciente intervindo nas incapacidades decorrentes das disfunções dos músculos do assoalho pélvico. Durante a avaliação é importante que a paciente apresente, ou desenvolva durante o tratamento, a conscientização, coordenação, resistência, fortalecimento e relaxamento dos MAP.

As indicações para a fisioterapia pélvica feminina são inúmeras e pode tratar disfunções pélvicas como:

Disfunções sexuais feminina

Dor na relação sexual, secura vaginal, endometriose, vaginismo, dispareunia, vulvodínia, flacidez perineal, síndrome genito-urinária da menopausa, síndrome dolorosa miofascial, dor na relação sexual após o parto (consequências da episiotomia/laceração) e dor pélvica crônica.

Disfunções miccionais

Incontinência e retenção urinária, bexiga neurogênica, urgência miccional e infecção urinária de repetição.

Disfunções anorretais

Incontinência anal (fezes e/ou flatus), tenesmo retal, constipação, disfunções intestinais causadas por câncer, hemorróidas e anismo retal.

Prolapsos genitais

Acontece quando algum órgão pélvico perde a sutentação e "cai", causando um desconforto com sensação de peso ou"bola na vagina". Principais tipos de prolapso genitais: Cistocele ("bexiga caída), retocele ou enterocele ( "intestino caído") e prolapso de útero.

Pré e pós-operatório de cirurgias pélvicas

Histerectomia, endometriose, miomas, pólipos uterino, câncer ginecológico, cirurgias com colocação de tela de suporte, cirurgia reparadora de esfincter e outras.
Recursos usados na fisioterapia pélvica feminina são vários, como: cinesioterapia funcional dos músculos do assoalho pélvico, alongamentos, reeducação postural, terapia manual, bola suiça, uso de biofeedback, eletroestimulação, massageadores pélvicos, balonete anorretal, fotobiomodulação (Laser e LED), radiofrequência perineal, dilatadores vaginal, cones vaginal e outros.

Ficou interessado em algum serviço? Entre em contato

Como posso
atender você?

Consultório

Botafogo: (21) 99763-3974
Rua Voluntários da Pátria, 190 / Sala 607

Atendimento Domiciliar

Ligue e faça seu agendamento

Sujeito a disponibilidade de horário para atendimento.